• ARLS Vigilância e Segredo - 0446

GOPE - Nota de Esclarecimento





Meus IIr.`. do GOPE e demais MM∴ AA∴ LL∴ AA∴ de Pernambuco.


Achei prudente tecer algumas considerações, com o fim de sanar dúvidas e más interpretações sobre o nosso posicionamento maçônico. Com o nosso rompimento do Acordo que o GOPE tinha com o GOB desd

e o ano de 1929, hoje temos em Pernambuco as seguintes Potências Maçônicas, todas iguais entre si e totalmente independentes uma da outra, a saber:


a) Grande Loja de Pernambuco;

b) Grande Oriente de Pernambuco – GOPE;

c) Grande Oriente Estadual de Pernambuco - GOEPE, ex-GOIPE.


Citemos somente estas... Para melhor explicar, todas estas 3 (três) Obediências são soberanas e independentes entre si e nenhuma delas depende uma da outra.

Isto é:


· O GOPE nada tem a ver com o GOEPE;

· O GOPE nada tem a ver com a Grande Loja de Pernambuco

· O GOPE nada tem a ver com o GOB.

O GOPE quando saiu do GOB saiu regular e com todas as Lojas jurisdicionadas.


Podem perguntar: e o GOB onde fica em Pernambuco, esqueceu que ele existe?


Não; não esquecemos. Quem representava o Poder Estadual do GOB em Pernambuco era o GOPE (Grande Oriente de Pernambuco). Com a saída, com a desfiliação do GOPE do GOB, este (o GOB), deixou de existir em Pernambuco. Esta é a verdade. Logo, foi cortado o elo de ligação das Lojas com o GOB, pois estas só podem ter comunicação com o GOB por meio do seu Órgão Estadual, como determina o seu RGF (GOB).


O Grande Oriente de Pernambuco - GOPE, alterou a sua Constituição - Estatuto, e dela sendo retirada toda e qualquer subordinação que tinha com o GOB. Por outro lado, o GOPE registrou no INPI o seu nome completo - Grande Oriente de Pernambuco, e a sua sigla GOPE, para que ninguém possa fazer uso dela.


Já foi feita a necessária Notificação Extrajudicial via Cartório para o GOB, para que deixe de usar o nome Grande Oriente de Pernambuco em suas publicações e atos, sob pena de ser responsabilizado judicialmente.


Uma coisa é certa: O GOPE não tem Interventor do GOB!!! O GOPE nada tem a ver com o GOB desde o dia 26 de abril de 2018. Avisamos a toda a comunidade maçônica de Pernambuco que hoje o Grande Oriente de Pernambuco - GOPE, hoje é uma Obediência Maçônica soberana, que não depende de nenhuma outra para gerir os seus atos e ações.

Enfim, avisamos que todas as Lojas de Pernambuco que estavam jurisdicionadas ao GOPE e federadas ao GOB, ainda permanecem sob a jurisdição do GOPE e a este devem obediência, inclusive, os compromissos financeiros. Esta obediência e jurisdição, somente será rompida juridicamente, se a Loja que desejar efetuar o seu desligamento oficial do GOPE , o faça cumprindo as determinações constantes do Código Civil Brasileiro. Aí, como não temos Órgão Oficial do GOB em Pernambuco, ficarão a céu aberto!


Somente a partir dessas providências é que oficialmente estarão desligadas do GOPE. Achamos por bem fazermos estas considerações e explicações, em face de estarmos sabendo de que muitas dúvidas ainda estão surgindo e muitas Lojas ainda estão com o entendimento errado de que já estão desligadas do GOPE, só pela vontade do Venerável Mestre. Continuam, portanto, todas, com as mesmas obrigações financeiras de antes. Avisamos as Lojas do GOPE que elas não mais têm obrigação de pagarem per capitas ao GOB. Agora, tem uma despesa a menos.


Com o nosso tríplice e fraterno abraço, pomo-nos à disposição dos irmãos para quaisquer outros esclarecimentos.


Mais informações: (81) 3428-7221 / 99836-0109 – gma@gope.org.br


Atenciosamente,


José Rodrigues Silva Júnior

Grão-Mestre em Exercício

09/08/2018 - quinta-feira



0 visualização

© 2018 por ARLS Vigilância e Segredo 0446 - Nº 001

  • White Instagram Icon
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-youtube